Curso

Barbearia Master

Destinatários

Profissionais na área e iniciantes com algum conhecimento na área

Objetivos gerais

Pretende-se com este curso que os formandos adquiram conhecimentos teóricos e práticos que lhes permitam executar correctamente a as várias técnicas de Barbearia Master.

Conteúdos Programáticos

1ª Sessão: Técnicas de corte clássico , degradê, curtos e curtíssimos;
2ª Sessão : Técnicas de corte com máquina e tesoura;
3ª Sessão: Acabamento de corte com navalha e máquina de acabamento
4ª Sessão: Técnicas de barbearia com navalha, máquina e tesoura;
5ª Sessão : Técnica de madeixas com touca e pintura de barba;
6ª Sessão: Técnica de madeixas com prata e matização;
7ª Sessão: Técnica de Alisamento progressivo;
8ª Sessão : Técnica de sobrancelha a linha;
9ª Sessão : Teste prático;
10ª Sessão : Teste escrito.

Metodologia

No desenvolvimento desta ação de formação, a metodologia pedagógica a adotar tende a privilegiar os princípios da Pedagogia Ativa, valorizando os conhecimentos e a experiência dos participantes na interação com os novos modelos teóricos e práticos apresentados e aplicando sempre que possível as reflexões e conclusões à realidade profissional dos participantes.

Estamos pois, perante uma estratégia pedagógica indutiva, adequada à formação de adultos em meio profissional e que através da utilização de uma abordagem teórico-prática privilegia a aprendizagem ao nível das competências diretamente envolvidas na prática profissional dos participantes.

A dinamização da Ação apoia-se em breves exposições do formador, recorrendo a meios audiovisuais, sendo estas normalmente antecedidas pela exploração dos conhecimentos e vivências profissionais dos formandos.

Procura-se recorrer à utilização de instrumentos pedagógicos próprios ou concebidos para o efeito, tendo em conta a realidade organizacional e profissional, podendo a dinamização da Ação integrar a realização de exercícios individuais e grupais, e estudo de casos.

A documentação a apresentar assumirá a forma de manual personalizado, organizado por temas, sendo ainda fornecidos elementos de apoio, durante o curso, relacionadas com os vários conteúdos e organizados em termos de sínteses e conclusões.